Você está aqui: Página Inicial

Com o novo Fies, você dá o primeiro passo na sua carreira

O valor financiado pode ser pago em até 14 anos.

O que é o Fies?

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação responsável pelo financiamento de mensalidades de alunos matriculados em cursos superiores não gratuitos.

O programa também comprova a qualidade dos cursos contemplados com o benefício, já que a avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é pré-requisito para a oferta.

Novo Fies: o que muda?

O Fies agora é dividido em três modalidades, possibilitando juros zero para quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia de acordo com a renda familiar do estudante.

O Granbery está presente em duas modalidades. Veja em qual você se enquadra:

- Modalidade Fies: oferta de vagas com juros zero, exclusiva para estudantes que tiverem renda per capita de até três salários mínimos. Nessa modalidade, você começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

- Modalidade P-Fies: podem se inscrever estudantes que possuam renda familiar de até cinco salários mínimos.

Saiba mais sobre o novo FIES


Quem pode se inscrever

Na modalidade Fies podem se inscrever exclusivamente candidatos que tenham renda familiar mensal bruta (por pessoa) de até três salários mínimos. Já na P-Fies podem se inscrever aqueles que tenham renda familiar de até cinco salários mínimos;

Ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (a partir de 2010 - com nota mínima de 450 pontos na média das provas e superior a zero na redação);

Para se inscrever no Fies, ainda não precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior;

Apenas estudantes de cursos de graduação presencial podem solicitar o FIES. Alunos da graduação a distância podem optar por outros créditos universitários privados. 

Como se inscrever

1. A inscrição é gratuita e deve ser realizada de 5 a 12 de fevereiro de 2020 no site do Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção): http://fiesselecao.mec.gov.br/

2. No primeiro acesso, informe o número de CPF, data de nascimento e endereço de e-mail. Com o cadastro concluído, acesse o Fies Seleção e realize sua inscrição;

3. Na inscrição, o sistema irá verificar automaticamente se você participou no Enem e se cumpre com as notas exigidas;


4. O resultado da pré-seleção na chamada única modalidade Fies e P-Fies será divulgado no dia 26 de fevereiro de 2020. No caso do P-Fies não terá lista de espera.

5. Complementação da inscrição na modalidade Fies e P-Fies acontecerá no período de 27 de fevereiro a 2 de março de 2020.

6. Complementação da inscrição postergada será no 3 a 5 de março de 2020.

7. Os alunos em lista de espera serão convocados no período de 28 a 31 de março de 2020 e deverão complementar sua inscrição no prazo de 3 (três) dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção.




Dúvidas frequentes

Confira as dúvidas mais frequentes.