Você está aqui: Página Inicial / Notícias / PROFESSOR DO COLÉGIO APRESENTA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PROFESSOR DO COLÉGIO APRESENTA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

por Odirene — última modificação 26/11/2015 14h07

O professor de matemática do 8º ano e do 2º ano do Ensino Médio, Júlio César Amaral, apresentou sua dissertação de mestrado com o título “Números complexos aplicados à geometria”, no dia 9 de asto, na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Júlio relata que os números complexos não são tratados com a profundidade que merecem durante o Ensino Médio. 'Em geral, define-se apenas sua forma algébrica e as operações possíveis entre eles. A partir daí, o que normalmente é feito é mostrar os números complexos como raízes de polinômios. Assim existe claramente uma marginalização do assunto com o intuito de enfatizar os polinômios.”.

O professor de matemática ainda completa: “Quando o discente observa que existem relações entre diferentes áreas da matemática, ele consegue se posicionar melhor a respeito das relações existentes da matemática com o mundo.”. Júlio ainda destaca que os professores de matemática têm um papel importante nas salas de aula, estimulando discussões com o intuito de promover o crescimento do aluno e, inclusive, o seu próprio crescimento.

A conquista de Júlio é também um exemplo para seus alunos, de acordo com o professor, “mesmo que de uma forma indireta, os alunos sempre veem em nós professores um exemplo a ser seguido. À medida que você começa a fomentar discussões acadêmicas dentro da sala de aula, é natural que os alunos comecem a se imaginar naquele contexto.” Júlio ainda destaca o importante papel que a Jornada de Iniciação Científica promovida anualmente pelo Colégio Metodista Granbery, desempenha na busca dos alunos do ensino médio pelo meio acadêmico.