Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Núcleo de Prática Jurídica proporciona experiência profissional com responsabilidade social

Iniciativa é parte da grade curricular do curso de Direito

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) é um serviço social prestado pela graduação em Direito da Faculdade Metodista Granbery que proporciona atendimento à comunidade por meio da atividade dos alunos do curso.

A iniciativa proporciona aos estudantes de Direito experiência prática que agrega à sua formação na carreira. As ações são realizadas com o acompanhamento dos docentes do curso, que guiam as atividades que envolvem situações reais do exercício da profissão. Trata-se de uma etapa obrigatória que integra o currículo pleno da graduação.

As disciplinas Prática Jurídica Judicial e Extrajudicial I e II compõem a grade da graduação em Direito do Granbery e são vinculadas ao NPJ. “As atividades dessas matérias estão pautadas na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, na interdisciplinaridade, na ética profissional e no enfoque humanista orientador do Projeto Político Pedagógico do curso”, explica Tathiana Haddad Guarnieri, coordenadora do Núcleo.

Tathiana Haddad Guarnieri conta que os alunos do curso têm a oportunidade de se envolver em diversas atividades internas e externas que são fundamentais para a formação de profissionais qualificados e conscientes de seus papéis na sociedade. “O Núcleo proporciona atendimentos aos clientes, orientações, solução de problemas e prestação de serviços jurídicos, pesquisa e elaboração de peças processuais, acompanhamento e análise de processos e autos findos, participação em audiências, negociações, mediações, conciliações e arbitragens, além de visitas técnicas orientada”, enumera.

O atendimento à comunidade externa é um dos destaques da iniciativa e dialoga com o compromisso do Granbery com a responsabilidade social. A população pode se beneficiar das ações oferecidas pelo Núcleo de Prática Jurídica em áreas que têm bastante demanda por serviços, como cível, família, consumidor, criminal, previdenciário e trabalhista. Os serviços são oferecidos após triagem socioeconômica que prioriza pessoas cuja renda bruta familiar não seja maior que três salários mínimos.

O NPJ se subdivide em três núcleos. O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos desenvolve iniciativas relacionadas aos direitos do cidadão, como nas palestras que participa em projetos voltados à terceira idade. Já o Núcleo de Direito do Consumidor permite o acesso da comunidade a reclamações via Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) na base de atendimento do projeto. Há também o Núcleo de Conciliação, Mediação e Arbitragem, que oferece auxílio às partes para que cheguem a um acordo, evitando a continuidade do litígio e eventual demanda judicial.