Você está aqui: Página Inicial / Notícias / CIPA ORGANIZA DIA DE COMBATE À DENGUE

CIPA ORGANIZA DIA DE COMBATE À DENGUE

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Granbery, juntamente com o Colégio Metodista Granbery e apoiada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e do Departamento de Zoonose da Secretaria de Saúde da PJF, organizou um Dia de Combate à Dengue.

Na próxima sexta-feira, dia 23 de abril, os alunos das turmas de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e membros do Departamento de Zoonoses farão uma passeata pelo Bairro Granbery, a fim de conscientizar a população para a importância da prevenção e do combate à dengue. Além disso, darão instruções sobre outras pragas como ratos e pombos.

Ao lon do dia, das 8h30 às 17h30, membros do Departamento de Zoonoses farão uma exposição sobre a Dengue e o mosquito Aedes aegypti, no Pátio da Árvore. Alunos, professores, funcionários granberyenses e toda a comunidade do Bairro Granbery estão convidados a visitarem a exposição e receberem informações para prevenir a doença.

Como parte da campanha de conscientização para combater a Dengue, a CIPA disponibiliza abaixo algumas dicas para que você ajude na prevenção da doença:

• - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
  • - Se você colocou areia e acumulou água no pratinho da planta, lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana.
  • - Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.
  • - Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
  • - Manter a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito.
  • - Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas, vazias, etc.
  • - Manter bem tampados tonéis e barris d’água.
  • - Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
  • - Encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.
  • - Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogue o lixo em terrenos baldios.
  • - Lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.
  • - Lavar principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.

*Fonte: Ministério da Saúde