Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 9 DE FEVEREIRO: DIA DA EDUCAÇÃO METODISTA NA AMÉRICA LATINA

9 DE FEVEREIRO: DIA DA EDUCAÇÃO METODISTA NA AMÉRICA LATINA

por Gleydison — última modificação 26/11/2015 14h06
9 DE FEVEREIRO: DIA DA EDUCAÇÃO METODISTA NA AMÉRICA LATINA

Em 2004, o Conselho Diretor da ALAIME decidiu estabelecer o dia 9 de fevereiro como o Dia da Educação Metodista na América Latina, em memória da fundação do Colégio Metodista mais anti na América Latina: o Instituto Mexicano Madero.

A história do Instituto Mexicano Madero tem sua origem em 1874, na cidade do México, com a criação de um orfanato fundado pelos missionários Guillermo Butler e Clementina R. de Butler. No ano seguinte foi transferido para Puebla, já como escola elementar à qual posteriormente se agreu a escola normal, o Instituto Mexicano de Professores e o Seminário Teológico.

Atualmente o Instituto Mexicano Madero conta com duas unidades - Toledo e Zavaleta - onde proporciona serviços educacionais nos seguintes níveis: Maternal, Jardim de Infância, Primário, Secundário e Preparatório ao Ensino Superior.

No dia da Educação Metodista

“Frente aos numerosos desafios do porvir, a Educação constitui um instrumento indispensável para que a humanidade possa progredir para os ideais de paz, liberdade e justiça social”, afirma Jacques Delors.

Ao concluir seus trabalhos, a Comissão deseja, portanto, afirmar sua convicção a respeito da função essencial da Educação no desenvolvimento contínuo da pessoa e das sociedades, não como um remédio milagroso – o “abre-te sésamo” de um mundo que não logrou a realização de todos esses ideais – senão como uma via, certamente entre outras, porém mais que outras, a serviço de um desenvolvimento humano mais harmonioso, mais genuíno, para fazer retroceder a pobreza, a exclusão, as incompreensões, as opressões, as guerras, comenta ainda Jacques Delors.