Você está aqui: Página Inicial / Fundação Carlos Chagas financia pesquisas sobre participação de negros nas ciências

Fundação Carlos Chagas financia pesquisas sobre participação de negros nas ciências

por loren.macedo — última modificação 10/03/2016 14h51
São até quatro bolsas de pesquisa no valor máximo de R$ 30 mil

 

A Fundação Carlos Chagas, com apoio da Fundação Ford, lançou neste mês um concurso voltado a doutores interessados em pesquisar a temática “Negras e negros na ciência”.

A iniciativa busca identificar a participação ou não de negros no campo da ciência e contribuir para a compreensão dos possíveis mecanismos geradores das desigualdades étnicas e raciais na pós-graduação.

Podem participar pesquisadores doutores vinculados a instituições nacionais de ensino superior, centros de pesquisa e institutos de pesquisas e pesquisadores sem vínculo institucional com experiência comprovada em pesquisas relacionadas à temática. 

As inscrições devem ser realizadas pelo site da Fundação Carlos Chagas  até o dia 31 de março de 2016. Os resultados serão divulgados no dia 2 de maio e as pesquisas serão desenvolvidas de 15 de maio a 15 de novembro de 2016.

Serão concedidas até quatro bolsas de pesquisa no valor máximo de R$ 30 mil. 

Conheça as linhas de apoio:

  • Estudos sobre a presença e a atuação de negros e de negras no quadro docente e discente na graduação e na pós-graduação nas áreas das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas.
  • Estudos sobre experiências e boas práticas voltadas para atrair e qualificar jovens do ensino médio e da graduação, visando estimular sua inserção como pesquisadores nas áreas das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas.
  • Estudos quantitativos que explorem as bases de dados disponibilizados por instituições de pesquisa (IBGE, INEP, Capes/CNPq, entre outras) no recorte de cor/raça e a inserção nas áreas das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas. Ou ainda, produção de dados primários a partir de coleta direta em programas de pós-graduação de instituições de ensino e de pesquisa públicas e privadas.
  • Estudos sobre a participação de negras e negras na história das ciências, por exemplo, relatos biográficos e suas contribuições em espaços institucionalizados de produção do conhecimento cientifico e tecnológico.

 

Acesse o edital.