Você está aqui: Página Inicial / Enade / Resultado do Exame

Resultado do Exame

por djeison.possamai última modificação 22/11/2017 11h42

Para a avaliação dos cursos de graduação, o MEC utiliza alguns processos avaliativos, entre eles o ENADE, que possibilita melhor compreensão a respeito do estudante que está inserido em um contexto educacional específico, acompanhando o processo de ensino-aprendizado e o desempenho acadêmico, além de verificar mudanças que possam ser atribuídas à trajetória dele na IES (valor agregado). Para tanto, considera desde o ingresso/início na vida acadêmica dos estudantes até a conclusão do curso.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso – CPC e Índice Geral de Cursos - IGC, todos normatizados pela Portaria Normativa nº40/2007. Estes indicadores são medidas da qualidade dos cursos e das instituições do país, utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior, quanto como fonte de consultas pela sociedade.

 

Como o cálculo destes indicadores é efetuado com base nos dados do Sistema Enade e também em informações que as instituições disponibilizam ao Censo da Educação Superior, é fundamental que as IES observem cuidadosamente os dados inseridos nestes sistemas a fim de evitar erros, pois estes não poderão ser retificados após divulgação oficial pelo Inep, respeitados os prazos para recurso/manifestação.

Como é calculado o conceito do curso (ENADE-conceito)?

O Conceito Enade é calculado para cada curso, tendo como unidade de observação a instituição de ensino superior – IES, o município da sede do curso e a área de avaliação. O conceito do Enade de cada curso é composto pela média ponderada da nota padronizada dos concluintes na Formação Geral e no Componente Específico. A parte referente à Formação Geral contribui com 25% da nota final, enquanto a referente ao Componente Específico contribui com 75%.

Os conceitos atribuídos em função das notas obtidas variam de 1 a 5, sendo 1 o resultado mais baixo e 5 o melhor resultado. Tais conceitos são cada vez mais divulgados pelas IES como referencial de qualidade.

Aluno – como conhecer a sua nota no ENADE?

De acordo com o site do INEP, para conhecer sua nota no ENADE, o aluno deverá acessar o Boletim de desempenho, disponível no site http://portal.inep.gov.br, opção “Educação Superior”, sem seguida opção “Enade” e por fim “Boletim de Desempenho”.

Observe as orientações para Gerar Senha e preencha as informações solicitadas. É importante lembrar que as informações prestadas devem estar de acordo com os dados fornecidos por sua instituição de educação superior – IES no momento de sua inscrição no Enade (inclusive sem acentuação gráfica). Caso o sistema esteja apresentando inconsistência em relação aos dados informados, entre em contato com sua IES para esclarecimentos acerca das informações que a mesma cadastrou em seu nome. Com a senha gerada, é possível acessar o Boletim de Desempenho no mesmo endereço eletrônico.

O acesso ao resultado individual obtido no Enade é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova, conforme legislação vigente.