Você está aqui: Página Inicial / Curta Duração / Cursos de Extensão / Transtornos globais de desenvolvimento: práticas educacionais

Transtornos globais de desenvolvimento: práticas educacionais

Período de realização: 14/04 a 15/09/2018
Período de inscrição: até 09/05/2018
Carga horária: 120 h/a
Vagas: 40
Aulas: 14 de abril; 05, 12, 19 e 26 de maio; 09, 16, 23 e 30 de junho; 07 de julho; 04, 11 e 25 de agosto; 1º e 15 de setembro.
Horário: 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Investimento: R$ 600,00 (à vista no cartão de débito ou parcelado em até cinco vezes no cartão de crédito)
Informação importante: serão considerados ex-alunos(as), para fins de desconto nas parcelas dos Cursos de Curta Duração, aqueles(as) que já concluíram cursos de graduação ou pós-graduação na Faculdade Metodista Granbery; ou ainda aqueles(as) que estudaram no Colégio Metodista Granbery por um período igual ou superior a 5 anos.
Certificação: Frequência mínima de 75% nas aulas. Para matrículas feitas após início do curso, não haverá abono de faltas
Desconto para empresas conveniadas: confira o regulamento

  

Inscreva-se

 

OBJETIVOS

Fornecer subsídios teóricos necessários à compreensão dos transtornos globais de desenvolvimento e propiciar informações que contribuam para o desenvolvimento de práticas inclusivas na educação escolar e intervenções grupais e/ou individuais.

PÚBLICO-ALVO

O curso é preferencialmente voltado para estudantes e profissionais das áreas de Educação, Psicologia, Psicopedagogia e áreas afins.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS

Elismara VazTalmas
Juliana Célia Oliveira

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


Módulo I

  • Conceituação e caracterização dos TGD (MEC, CID-10 e DSM-V)

Autismo,
Síndrome de Rett, 
Transtorno ou Síndrome de Asperger,
Transtorno Desintegrativo da Infância 
Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação. 

  • Epidemiologia e Etiologia (fatores genéticos, perinatais etc.).
  • Características (diagnósticas, cognitivas, socioafetivas, motoras, educacionais) da Síndrome de Asperger.
  • Curso e Prognóstico (Qualidade de vida) 

 

Módulo II 

  • Aspectos Legislativos e Históricos

A política da educação especial no Brasil. 
Política Nacional de Educação na perspectiva da educação inclusiva.
Aspectos Históricos do TGD 
PDI


Módulo III

  • Motricidade e autismo

Implicações para a prática educacional.
Desenvolvimento motor.


Módulo IV

  • Interdisciplinaridade no diagnóstico e intervenção: aspectos nutricionais e fonoaudiólogicos 

 

Módulo V

  • Estratégias de Desenvolvimento: Intervenções Educacionais e Comportamentais

Método Teacch;
Método ABA (Análise Aplicada ao Comportamento);
Pecs (Sistema de Comunicação por Trocas de Figuras);
Adaptação de Material didático.


Módulo VI
 

  • Interdisciplinaridade no diagnóstico e na intervenção

Aspectos neurológicos

 

METODOLOGIA

1)    Aula expositiva: fornecer informações necessárias para a compreensão dos TGD.
2)    Exibição de filmes: promover um olhar crítico sobre a atual situação dos TGD.
3)    Utilização de estudos de casos para melhor entendimento desses processos.
4)    Realização de vivências (entrevistas e observações) e dinâmicas de grupo.
5)    Produção de material didático para o trabalho com estudantes com TGD.
6)    Indicação de sites, leituras e vídeos de apoio pedagógico.

 

CRONOGRAMA

MÓDULOS

 Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Módulo I

X

X

 

 

 

 

Módulo II

 

 

X

 

 

 

Módulo III

 

 

X

 

 

 

Módulo IV

 

 

 

X

X

 

Módulo V

 

 

 

 

X

 

Módulo VI

 

 

 

 

 

X

 


Mais informações: 
(32) 2101-1860
Você pode ainda fazer a inscrição pessoalmente na Sala de Coordenação de Cursos, da Faculdade Metodista Granbery, das 8h às 21h.
Rua Batista de Oliveira, 1145 – Granbery (entrada pela Rua Sampaio)
Não fazemos reservas de vagas.