Você está aqui: Página Inicial / Curta Duração / Cursos de Extensão / Formação Continuada em Educação a Distância

Formação Continuada em Educação a Distância

Inscrições encerradas.
Aguarde informações sobre as turmas do 2º semestre de 2018.

Carga horária: 44h (16 horas presenciais e 28h a distância)
Vagas: 25
Certificação: Frequência mínima de 75% nas aulas. Para matrículas feitas após início do curso, não haverá abono de faltas.
Investimento: Gratuito para docentes do Granbery e R$ 160,00 (à vista, no cartão crédito/débito) para o público externo.
Desconto para empresas conveniadas: confira o regulamento

• Contextualizar a EAD em âmbito nacional;
  • Discutir as mudanças requeridas na educação, no papel do aluno e do professor a partir do uso das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação);
  • Apropriar-se do uso pedagógico e técnico da plataforma Moodle;
  • Discutir aspectos da avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem.

JUSTIFICATIVA

Esta proposta de trabalho fundamenta-se na busca de formação continuada de profissionais para atuarem com educação a distância, objetivando discutir a educação e a aprendizagem no século XXI, a partir da utilização de novas linguagens, recursos e tecnologias digitais.
Por meio de atividades a distância (plataforma Moodle) e presenciais buscaremos discutir aspectos importantes do processo de construção do conhecimento mediado pelas tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC). A incorporação das tecnologias digitais no ambiente educacional implica na redefinição de novos papéis, tempos, espaços, saberes e conhecimentos para professores e alunos, uma vez que a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais permite a aprendizagem colaborativa e a socialização dos conhecimentos.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da área de educação que desejam trabalhar com educação a distância.

COORDENADORA RESPONSÁVEL

Geiza Torres Gonçalves

PROFESSORES

Fabiana Assis Campos (Tutora EAD - FMG).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Plataforma Moodle – aspectos do perfil do aluno;
  • Plataforma Moodle – aspectos do perfil do professor;
  • Aspectos históricos e legislativos da EAD;
  • Tecnologias para a aprendizagem em rede;
  • Papel do professor e do aluno na EAD;
  • Avaliação na EAD.

METODOLOGIA

• Interação via plataforma Moodle, leituras, atividades individuais e em grupo (à distância);
  • Encontros presenciais para acesso à plataforma Moodle visando à aprendizagem do manuseio técnico – perfil do professor.

CRONOGRAMA

• Apresentação da plataforma Moodle – perfil do aluno. Apresentação da dinâmica do curso. (Encontro presencial);
  • Aspectos históricos da EAD e Legislação. (Plataforma Moodle);
  • Perfil do professor e elaboração de atividades na plataforma. (Encontro presencial). Ao longo do curso na plataforma – parte prática;
  • Tecnologias para a aprendizagem em rede;
  • Papel o professor e do aluno na EAD;
  • Avaliação na EAD;
  • Apresentação do esboço de uma sequência didática para atividades a distância;
  • Avaliação do curso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DIAS, Rosilãna Aparecida; LEITE, Lígia Silva. Educação a Distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis: Vozes, 2010.