Você está aqui: Página Inicial / Curta Duração / Cursos de Extensão / As Ciências Humanas e Sociais como ferramentas de leitura da atual crise política, econômica e civilizatória

Período de realização: 10, 17 e 24/03/2018
Período de inscrição: até 03/03/2018
Carga horária: 9 horas
Aulas: sábados
Horário: 9h às 12h
Certificação: Frequência mínima de 75% nas aulas. Para matrículas feitas após início do curso, não haverá abono de faltas.
Investimento: R$ 100,00 (à vista)

Inscreva-se

A proposta do curso é apresentar a História, as Ciências Sociais e a Filosofia como ferramentas intelectuais indispensáveis à formação acadêmica de nível superior, com o objetivo de sensibilizar os alunos em relação à necessidade de se conhecer organicamente as origens, os valores, os conceitos e as correntes ideológicas que alicerçam o capitalismo.

OBJETIVOS

• Sensibilizar no discente a necessidade de conhecimento dos fenômenos, processos e crises políticas em suas relações com o sistema econômico capitalista vigente. Entender a relação entre o Poder e a Economia é fundamental para uma maior compreensão do fenômeno político;
  • Relacionar a ética, a práxis e o ethos da política com o sistema capitalista de produção em ciclos de crise ou não;
  • “Conhecer profundamente as diferenças básicas entre “esquerda”, “centro” e direita” para o entendimento das especificidades do Estado que será amparado por uma destas correntes;
  • Tecer conjecturas a partir da compreensão da origem e da estrutura orgânica do capitalismo e da conjuntura vigente.

Alunos do 3º ano do Ensino Médio, alunos de Graduação e comunidade externa

PROFESSORA RESPONSÁVEL

Elaine Laier
Graduada em História (UFJF), Mestrado em História Social (UFJF), Professora de Nível Superior há doze anos, Especializanda em Psicanálise Clínica (SEP-JF), Coordenadora do Grupo de Trabalho de História, Cinema e Psicanálise (SEP-JF), Coordenadora da Campanha de Ética e Responsabilidade Socioambiental do Moda de Todos para Todos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1- Abordagens sobre as relações entre Poder, Política, Economia e Ética
2- Compreensão do conceito de Estado, a partir das teorias liberais.
3- Maquiavel e a questão da estratégia: relações das teorias clássicas com a Administração e vivência no capitalismo.
4- Porque se deve conhecer profundamente as diferenças básicas entre “esquerda”, “centro” e direita” para o entendimento do tipo de Estado que será forjado a partir da escolha de uma delas?
5- Polarização de classes econômicas e reviravoltas constantes de ideologias políticas: impactos do Estado no mundo empresarial.
6- Crise política, moral e econômica no Brasil: somos uma economia de esquerda, centro ou de livre mercado?
7- Paradoxo da eleição de Trump nos EUA: o protecionismo versus economia de livre mercado (paralelos com a crise de 1929).
8- Fechamento da abordagem proposta da conjuntura político-econômica.

CRONOGRAMA

Dia 18/11: Apresentação da Proponente do Curso, dos alunos, dos objetivos. Distribuição de material. Serão ministrados os tópicos 1,2 e 3 do conteúdo programático;
Dia 25/11: Serão explanados os tópicos 4, 5 e 6  do conteúdo programático;
Dia 02/12: Serão explanados os tópicos 6, 7,,8 e 9 do conteúdo programático.

• Palestra dialogada-expositiva
• Indicação/distribuição de material resumido para leitura
• Exposição de conteúdo visual via Datashow

Mais informações: (32) 2101-1860
Você pode ainda fazer a inscrição pessoalmente na Sala de Coordenação de Cursos, da Faculdade Metodista Granbery, das 8h às 21h.
Rua Batista de Oliveira, 1145 – Granbery (entrada pela Rua Sampaio)
Não fazemos reservas de vagas.