Todos nós somos confrontados com momentos em que precisamos falar em público. Seja em sala de aula, em uma entrevista de emprego ou em uma apresentação do trabalho. Não é tarefa fácil e existem cursos e profissionais especializados em ensinar como falar melhor em público. Mas existem algumas dicas que podem te ajudar nesses momentos.

Esteja preparado

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas vão mal em suas apresentações por não estarem preparadas e bem informadas. Se aprofunde no assunto, leia tudo o que puder sobre o tema, assista a vídeos e pesquise bastante.

Faça contato visual

Não tem nada pior do que ouvir um palestrante que olha o tempo todo para baixo ou para uma parede. Mantenha o contato visual com algumas pessoas na plateia de vez em quando, isso aproxima os ouvintes do que você está falando e os faz sentirem-se incluídos na conversa.

Avalie sua postura

Esteja atento à forma como você se apresenta às pessoas. Sua postura está ereta? Está gesticulando pouco ou gesticulando demais? A linguagem corporal é muito importante na hora de falar com o público. Grave um vídeo de uma apresentação sua para se avaliar e inspire-se também em palestrantes famosos.

Peça feedback

Não tenha medo de pedir ajuda de amigos, colegas de trabalho e outras pessoas que já ouviram sua apresentação. Críticas positivas ajudam a melhorar seu discurso e sua forma de falar, além disso te ajuda a compreender o que o público está buscando.

Entonação

Um palestrante com o tom de voz monótono não conquista seu público. Utilize sua fala para enfatizar as partes mais importantes de seu discurso, converse com vivacidade e animação. Se você não parecer interessado no que está dizendo, como seu público se interessará?

Se sente mais preparado para fazer uma apresentação? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos exclusivos!

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!